terça-feira, 31 de agosto de 2010








Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual




O CAP é uma unidade de serviços de apoio pedagógico e suplementação didática ao sistema de ensino, com envolvimento de órgãos governamentais, não-governamentais e com a participação da comunidade. Pode funcionar em espaços físicos comunitários, como escolas, bibliotecas públicas, centros integrados, escolas especializadas e outros.
OBJETIVOS
Promover a institucionalização em nível de Governo, do atendimento ao aluno cego e ao de baixa visão no que se refere aos recursos específicos necessários a sua educação, por meio da utilização dos sistemas público e privado de ensino;
Garantir aos educandos cegos e aos de baixa visão, acesso aos recursos específicos necessários a seu atendimento educacional, priorizando o ensino fundamental;
Atender, com presteza e de forma imediata, às variadas demandas decorrentes da diversidade das programações escolares;
Promover a capacitação de profissionais e demais recursos humanos da comunidade, visando a melhoria e ampliação dos serviços e programas de atendimentos especializados.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

NÚCLEO DE PRODUÇÃO BRAILLE

Produzir materiais em Braille, ampliados e sonoros.
Produzir livro didático: Ensino Fundamental, Médio e Educação Superior.
Livros de Literatura.
Material para pesquisa.
Adaptações de materiais com a finalidade de complementação didática-curricular do Ensino Regular como: mapas, gráficos, tabelas e outros.

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO

Oferecer a complementação e suplementação curricular ao educando cego e de baixa visão.
Garantir ao aluno deficiente visual, a participação em todos os trabalhos da classe comum.
Operacionalizar as complementações curriculares específicas necessárias à educação do aluno no que se refere ao treinamento de pré-mobilidade (OM), atividades da vida diária (AVD), sorobã e escrita cursiva.
Oferecer cursos de capacitação e aperfeiçoamento aos professores de classe regular.
Oferecer assessoramento pedagógico aos professores do ensino regular cujos alunos
sejam atendidos no CAP, de acordo com a necessidade específica do seu aluno.
Encaminhar os alunos para avaliação oftalmológica.
Desenvolver programa de estimulação visual, viabilizando uma maior funcionalidade da visão do aluno.
Treinar o uso de recursos ópticos e não ópticos que favoreçam a leitura para perto e para longe como lupas, telesistemas, luminárias e/ou necessidade de contraste em baixa visão.
Orientar a família do educando com deficiência visual nos aspectos educacionais que visem à independência sócio-comunitária e ao ajustamento familiar.

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS 
Constitui-se em um conjunto de equipamentos e materiais especializados ou adaptados, com o objetivo de promover a independência do educando com deficiência visual, por meio do acesso e utilização da tecnologia moderna para produção de textos, estudos, pesquisas e outros.

NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA  
Espaço interativo planejado para favorecer a convivência, troca de experiências, pesquisa e desenvolvimento de atividades lúdicas e culturais, integrando usuários com ou sem deficiência. Deverá conter: 

Acervos bibliográficos, jogos de lazer e espaços para expressão artística-cultural, cursos e workshop

População Alvo

Em sequência prioritária:
Aluno cego e de baixa visão matriculado
no Ensino Fundamental da Escola Pública; na Educação Infantil, no Ensino Médio e Tecnológico e na Educação Superior;
Pessoas cegas da comunidade;
Professor especializado e regente de classe comum;
Estagiários de cursos de magistério, pedagogia e outros;
Familiares dos alunos deficientes visuais.

A perspectiva do CAP é tornar-se um centro de referência, integrando o poder público, instituições educacionais públicas e particulares e a comunidade em geral, atendendo os municípios do Noroeste Fluminense, interior do Estado e outros, pelos quais for solicitado.








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