segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Projeto Ensino Religioso: SOLIDARIEDADE






Durante o 2º bimestre trabalhamos o tema SOLIDARIEDADE durante as aulas de Ensino Religioso. Nosso objetivo foi despertar no grupo o desejo de promover ações de solidariedade na família e comunidade. Tivemos também a oportunidade de conhecermos um pouco do trabalho do AfroReggae, instituição que sabe o que é ser solidário. 
Por Marcia Crespo


O que Jesus nos ensina sobre sermos solidários?

Mateus 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Mateus 25:40 – “E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”

Que lições podemos aprender e  aplicar em nosso cotidiano?

(Depoimentos de alunos)

Turma 602

“Que ser solidário é muito importante. Nunca vou esquecer. Nessa semana ajudei um velhinho a atravessar a rua.” – Mayara

“Ajudando as pessoas, também nos sentiremos bem. Fazer o bem e não olhar a quem.” – Junio

“Não devemos ficar com raiva do outro. Que ser solidário faz bem para um ao outro. Muitas coisas boas ficaram guardadas dentro de mim.” – Daiana

“Não devemos ficar com raiva das pessoas. Nem responder pai e mãe e também os mais velhos.” – Rogéria

“Devemos guardar o que aprendemos como: não brigar, xingar. E temos que ser solidários com todos.” – Juliano

TURMA 801

“Ser solidário além de ser bom para nós. É bom para todos ao nosso redor. Eu não quero somente ser solidário essa semana. Mas sim,  para toda minha vida.” – Paula

“ Ser solidário é a melhor coisa que existe, pois ajudar os outros é uma coisa muito boa. Fazer isso foi muito bom.” – Cíntia

“Eu melhorei o meu comportamento em casa e com os meus amigos na rua.” – Thaynã

“Eu pude entender que para Deus nada é impossível. E esses 8 jeitos de ser solidário foram bons para mim, acredito que para os outros também!” – Laila

“Precisamos do próximo, respeitando cada atitude deles. Eu aprendi e estou aprendendo que ser uma pessoa melhor, escutando e compartilhando idéias boas com pessoas que fiz amizade. Pude entender que eu, é quem tinha colocado uma barra entre nós. Eu não fazia diariamente as tarefas de casa. Comecei a fazer aos poucos. Perdoei uma pessoa que me fez sofrer e fiz amizade com a irmã dele. Achava-a estranha, mas depois, descobri que não era nada que eu pensava. Comecei compartilhar notícias boas com minhas amigas, enfim aprendi muitas coisas boas com essa atitude e ainda estou aprendendo.” - Fernanda

TURMA 702

“Que você tem que ser uma pessoa boa. Nunca criticar as pessoas. Fazer sempre o bem e ser solidário. E sempre servir de exemplo para outras pessoas.” – João Paulo

“Devemos ser solidários e colaborar com as pessoas e ser mais educado. E também procurar boas notícias e compartilhar com os amigos.Ok!” – Tayan

“Devemos ser solidários e colaborar com as pessoas e ser mais educado e também procurar boas notícias e compartilhar com as pessoas.” – Ronaldo

“Ser solidário para pessoas que precisam de ajuda como: idosos, pessoas com deficiência visual e etc.” – Pamela

“Foi muito bom porque eu aprendi a ser solidário e aprendi a conviver com a solidariedade.” – Edgar Neto

“Temos que pensar nos outros e ajudar a quem precisa. E também ter mais amor com o próximo.” – Emilly

“Que a solidariedade tem jeitos de se retribuir. É muito importante pra nós fazermos novas amizades.” – Cleidson

“Devemos ajudar o próximo e respeitar assim ele também. Isso nos ajudará e nos respeitará. Porque temos que respeitar para sermos respeitados.” – Henrique

“Devemos fazer para as pessoas tudo que gostaríamos que fizessem para nós, ser solidário, respeitar a religião dos outros.” – Clarice

“Eu entendi também que tem que ser solidário um com o outro. Ajudar as pessoas e respeitar a religião de cada um.” – Jéssica

“Devemos ajudar as pessoas que precisam de ser alimentar, as pessoas doentes que não têm ninguém no mundo.” – Elisa

“Eu acho que as pessoas gostam de ajudar os outros. As pessoas deviam procurar boas notícias e respeitar a religião dos outros.” – Daniela


“Ser solidário – uma oportunidade de marcar com amor a vida daqueles que estão ao nosso redor.” - Professora - Márcia Crespo

Nenhum comentário: